Instituto de Medicina Física e Reabilitação (ImRea)

O Serviço de Condicionamento Físico concentra-se no ato de desenvolver e aprimorar por meio de exercícios físicos a capacidade funcional e a aptidão física relacionada à saúde de pessoas em processo de reabilitação.

Fisiatria ou Medicina Fìsica e Reabilitação é a área da medicina responsável pelo tratamento de uma ampla variedade de doenças que causam algum grau de incapacidade, o que engloba desde casos mais leves até lesões mais graves.

Ciência que estuda, previne e trata os distúrbios cinéticos funcionais intercorrentes em órgãos e sistemas do corpo humano, gerados por alterações genéticas, por traumas e por doenças adquiridas.

Tem como objeto estudar as funções neurovegetativas (sucção, mastigação, deglutição e  respiração) e a comunicação humana,  no que se refere ao seu desenvolvimento, aperfeiçoamento, distúrbios e diferenças, em relação aos aspectos envolvidos na função auditiva periférica e central, na função vestibular e cognitiva, na linguagem oral e escrita, na fala, na fluência e na voz.

A Fisiatria, ou Medicina Física e Reabilitação, é uma especialidade médica dedicada à prevenção, ao diagnóstico e ao tratamento não-cirúrgico de distúrbios associados à deficiência física. Os fisiatras tratam também de pacientes com distúrbios musculoesqueléticos, dor crônica e aguda e de pacientes em geral que necessitem de tratamento de reabilitação.

Estuda os fenômenos psíquicos e de comportamento do ser humano por intermédio da análise de suas emoções, suas ideias e seus valores. Diagnostica, previne e trata doenças mentais, distúrbios emocionais e de personalidade. Observa e analisa as atitudes, os sentimentos e os mecanismos mentais do paciente e procura ajudá-lo a identificar as causas dos problemas e a rever comportamentos inadequados.

Analisa as condições de vida da pessoa e orienta sobre como ter informações, acessar direitos e serviços para atender às suas necessidades sociais. Elabora, coordena e executa planos, programas e projetos para viabilizar os direitos da população e seu acesso às políticas sociais.

Atua na habilitação e/ou reabilitação, a partir das próprias atividades do cotidiano, de pacientes com necessidades particulares e especiais, abrangendo as áreas psíquica, física e social, atendendo pessoas nas diferentes faixas etárias.

| 1 | Última página

Total de 8 registros

Nós utilizamos cookies que nos ajudam a melhorar sua experiência de navegação e nos permitem medir como os visitantes se movimentam pelo site.

Ao continuar navegando, você concorda com a nossa Política de Privacidade e de Cookies.

Este site não dá suporte ao navegador Internet Explorer